4 de julho de 2015

RESENHA: "Quem É Você, Alasca?"

Oi pessoal, tudo bom? Resolvi fazer resenha de um dos meus livros preferidos do John Green, o lindo e inspirador: "Quem é Você, Alasca?".


Ficha técnica

Título: "Quem É Você, Alasca?"
Título Original: "Looking For Alaska"
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2010
Gênero: Romance Juvenil
Páginas: 272
"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez."


Ao contrário de todos os livros que eu havia lido do John Green, o mistério em "Quem É Você, Alasca?" é desvendado logo na metade do livro, dando início a outro drama envolvido. O livro, dividido em Antes e Depois, retrata a vida de Miles Halter que é um adolescente sem muitos amigos e fissurado por últimas palavras, que após decidir que quer ir à escola interna de Culver Creek, tem sua vida abalada por Alasca Young, uma menina encantadora, divertida, engraçada e MUITO problemática.


Então o livro começa com o Miles contando sobre sua "rotina", de como ele e seus amigos fumavam - muito -, de seus esconderijos para poder fumar e beber com os amigos e entre milhares de outros assuntos, Miles fala muito sobre Alasca Young, sobre sua espontaneidade, sobre como ela gostava de ler e de como ela é linda, com todas as letras.
A parte que eu mais gostei desse livro é que, assim como todos os livros que li do John Green, são encantadores, te envolvem com o personagem e te faz sentir as mesmas coisas que o protagonista sente.
Mesmo "Cidades de Papel" sendo o meu preferido, "Quem É Você, Alasca?" ficou em segundo lugar por eu conseguir entender a cabeça do Miles e sofrer muito, com o livro, até mesmo quando ele acaba - quem já leu, sabe do que estou falando.
Eu devo admitir que achei ele bem cansativo, logo no início, eu até cheguei a dar um tempinho pra ler ele. Já no início da metade, eu percebi a mudança do protagonista correlação a vida e a todos, ele evolui e eu, particularmente, adoro personagens que evoluem durante a história.
O livro é uma espécie de contagem regressiva, como eu havia dito, dividido entre "Antes" e "Depois" e dá ao leitor uma certa expectativa sobre o que acontece quando chega a segunda parte. E vale a pena esperar para ver, John Green sempre pode te surpreender.


Então eu recomendo este livro para todas as pessoas que gostam de romance não convencional, ele é incrível e, mesmo eu tendo ficado um pouco receosa em comprar e não gostar, eu adorei a trama inteira. Se esse livro fosse real, eu realmente gostaria de conhecer todos os personagens desse livro, principalmente Alasca Young. 
Como todos os livros que eu li do John Green, eu virei fã, chorei, senti e amei o livro. Recomendo para TODAS as pessoas, sem exceção. 


É isso pessoal, espero que tenham gostado do post!!!
 Se quiser falar comigo o meu Twitter é @KaliGoncalves, a fanpage da página é "As Linhas Tênues" e meu Instagram também é@KaliGoncalves. Inscrevam-se no blog! (:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário